“EU SOU PORQUE NÓS SOMOS” – UBUNTU POR TUTU

14 mar

EU SOU PORQUE NÓS SOMOS
“A palavra UBUNTU é muito difícil de traduzir em uma língua ocidental”, diz Desmond Tutu (*), laureado com o Nobel da Paz em 1984. “Quando queremos fazer conhecer todo o bem que pensamos de alguém, nós dizemos: ‘tal pessoa tem o UBUNTU’, o que significa que ela é generosa, acolhedora, amigável, humana, pronta a partilhar o que ela possui.

É também uma maneira de dizer: ‘minha humanidade é ligada inextricavelmente à sua’ ou ‘nós pertencemos ao mesmo ramo de vidas’. Nós temos um princípio: ‘um ser humano existe somente em função de outros seres humanos’. É muito diferente do ‘penso, logo existo’ de Descartes. Isto significa antes que: ‘eu sou humano porque faço parte, participo, partilho’……

A CASA DE VIDRO

EU SOU PORQUE NÓS SOMOS

“A palavra UBUNTU é muito difícil de traduzir em uma língua ocidental”, diz Desmond Tutu (*), laureado com o Nobel da Paz em 1984. “Quando queremos fazer conhecer todo o bem que pensamos de alguém, nós dizemos: ‘tal pessoa tem o UBUNTU’, o que significa que ela é generosa, acolhedora, amigável, humana, pronta a partilhar o que ela possui.

É também uma maneira de dizer: ‘minha humanidade é ligada inextricavelmente à sua’ ou ‘nós pertencemos ao mesmo ramo de vidas’. Nós temos um princípio: ‘um ser humano existe somente em função de outros seres humanos’. É muito diferente do ‘penso, logo existo’ de Descartes. Isto significa antes que: ‘eu sou humano porque faço parte, participo, partilho’.

Uma pessoa que tem o UBUNTU é aberta e disponível, valoriza os outros e não se sente ameaçada se os outros são competentes e eficazes, na medida…

Ver o post original 194 mais palavras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: