CURIOSO E INTRIGANTE

6 jan

um beijo um tanto2

A vida insiste em nos dar, todo dia, oportunidades de aprendizado. Simultaneamente, em paralelo a isso, a gente insiste em tentar não aprender. Esta batalha é inglória, uma vez que as lições de ensinamentos se repetirão até que algum aprendizado aconteça.

Estupidamente desperdiçamos tantas oportunidades. Como mestre determinado, a vida continua a apresentar mais e mais chances para melhor entendê-la.

Ontem foi mais um dia tranquilo em minha vida. Anoiteceu gostoso, uma comidinha árabe muito saborosa, excelentes companhias da minha mulher, nossa filha primogênita e do nosso neto muito amado. Fim de noite, um gole na Stelinha bem gelada.

Onze horas da noite. Um amigo enviou-me uma mensagem no Zap Zap. Estamos na praia, de boa, pela primeira vez no litoral de São Paulo. Ubatuba.

Muito longe de alvissareiras notícias a mensagem do meu amigo era de tristeza e de pesar. Em cinco dias um terceiro amigo adoecera com pneumonia e viera a falecer naquele dia, com o rompimento da artéria aorta. Talvez um aneurisma antigo, sabe-se lá.

Pouco mais de 55 anos, tendo dedicado mais da metade da vida a cuidar da esposa com deficiência renal grave e a trabalhar intensamente em uma indústria de autopeças em Contagem. Aposentado há coisa de 3 anos, continuava a trabalhar e começava a desfrutar de alguma tranquilidade proveniente de uma vida inteira de muito trabalho. Foi -se.

um pouco de areia2A felicidade não pode esperar pelo amanhã. Felicidade não pode esperar pelo fim de semana. Felicidade não pode esperar pelas férias. A felicidade não pode esperar pela aposentadoria.

Estou em uma pousada simples em Ubatuba. Sequer poderei ir ao enterro do meu amigo. Mas a vida sempre oferece oportunidades.

Conversando agora cedo com Robson fiquei sabendo que ele era o dono da pousada. O rapaz jovem que aos 35 anos aparenta ter apenas 25. Mestrado, doutorado nos EUA e pós-doutorado na USP. Última atividade na sua formação foi durante as Olimpíadas no Rio de Janeiro. Ele é doutor e pós-doutor em Saúde Global, Saúde Planetária.

Há um ano e meio a dois decidiu que a sua felicidade real estava aqui em Ubatuba.  Largou tudo e decidiu montar a pousada, que funciona há um ano e meio, ainda muito simples, ainda incipiente, muito familiar e aconchegante.

A felicidade não pode esperar pelo amanhã. Felicidade não pode esperar pelo fim de semana. Felicidade não pode esperar pelas férias. A felicidade não pode esperar pela aposentadoria.

A vida insiste em nos ensinar isto. Muitos de nós, inclusive eu, insistimos em não entender e aprender completamente este ensinamento. Tantas vezes nos perdemos em mágoas, em sufocos, em açodamentos etéreos, efêmeros e inúteis. Quantas vezes nos pegamos em fúria, ódio e raiva. Tempos perdidos, inócuos.

Quantas são as vezes em que ancoramos nossa felicidade em necessidades pequenas, acreditando mesmo estarmos apoitados de forma segura… “espera para ver, daqui a pouco serei feliz…”.

Doce e tenra ilusão pueril. A felicidade não pode esperar. Não pode haver felicidade em hora marcada. Há que ser um presente o tempo todo. Há que ser presente e permanente.

A felicidade não pode esperar.

A felicidade não pode esperar pelo amanhã. Felicidade não pode esperar pelo fim de semana. Felicidade não pode esperar pelas férias. A felicidade não pode esperar pela aposentadoria.

Será que eu aprendo desta vez? Será que eu consigo transformar minhas palavras em ações para meu próprio benefício? Será que eu consigo transformar em ações que beneficiem as pessoas ao meu redor? Quanto tempo ainda tenho? Não muito, certamente. Contudo sempre é tempo. Vamos lá.

Outra chance, outra oportunidade.

Sigo desta maneira compartilhando os ensinamentos que a vida me oferece gentilmente. Ou não.

FB_IMG_1512102396753Amor, compaixão, solidariedade. Felicidade. Sempre.

Uma resposta to “CURIOSO E INTRIGANTE”

  1. Maris lucia 6 06-03:00 janeiro 06-03:00 2018 às 15:14 #

    Gustavo muito bonito e profundo este texto sobre a felicidade. Eu estou precisando aprender isto: ser Feliz aqui e agora. Valeu.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: