UMA ERVA DANINHA, UMA ERVA DE PASSARINHO, PARASITAS

1 dez

Nem sei se você conhece a era de passarinho. Alguns a chamam de erva de passarinho.

Antes eu não entendia como é que algumas árvores, em geral as mais frutíferas, a mais abundantes, apareciam cobertas por aquela plantinha danosa. Danosa porque envolviam a árvore, enroscando-se em cada parte ínfima do caule e das ramas, sugando e sugando a seiva da planta “mãe”. A plantinha enroscada no caule e nas ramas tanto suga que chega a matar a planta “mãe”. Danosa, parasita.

coxinha Traidores da Patria 358
O mais curioso é que, ao matar a planta “mãe” ela também acaba por morrer, não sem antes ter espalhado suas sementes por uma vasta área, disseminada pelas cloacas da aves que ali vêm se alimentar.

Curioso é o ciclo, cruel, perverso. Uma sementinha bem pequena gruda no caule de uma planta. Ela consegue se grudar porque está embebida nas fezes expelidas pela cloaca de uma ave qualquer. Ela também dispõe de uma resina que ajuda no processo de “grudagem” inicial.

Em um intervalo relativamente pequeno de tempo aquela sementinha de nada começa a germinar. E solta suas raízes. Como as sementes, e são, muitas vezes, algumas e não uma só, estão suspensas no espaço, apenas apoiadas nos caules e ramos onde estão grudadas, as raízes começa a se enroscar nestes caules e ramos. E assim vão se alastrando por toda a árvore, envolvendo toda a sua copa.

E como são rápidas em seu crescimento, uma vez que recebem a seiva inteiramente processada pela planta “mãe”, tendo apenas que sugar através da “pele” da “mãe”. Parasitas.

A árvore mãe é muitas vezes uma planta frutífera e produtiva e, por esta razão, atrai os pássaros que nela vem se alimentar. E ave, sabe como é, né, come e defeca quase simultaneamente. Ao mesmo tempo funciona o bico e a cloaca. Ao se alimentar e defecar, acaba por deixar na generosa árvore as novas e mais sementes da erva daninha. E, além de tudo, comem também novas sementes para eliminá-las, posteriormente, em outras árvores e, quiçá, ainda na mesma árvore.

O ciclo perverso vai se repetindo e a era/erva de passarinho vai se apoderando de toda a copa da árvore que outrora fora seu provedor de alimento. Cresce tanto, consome tanto que mata a árvore.

A mim cabe, em meu pequeno pomar, uma única opção: arrancar de tempos em tempos, as muitas ramas de erva, ou era, de passarinho que por ali, são freqüentes. Mas o curioso é que as ramas estão tão enroscadas nos galhos e ramas da árvore mãe que nunca, jamais, se consegue arrancá-las sozinhas. Sempre vão alguns pedaços da árvore mãe.

Se eu me distraio e apenas percebo a presença da planta daninha, parasita e predadora depois de algum tempo, o dano que acabo por causar à planta mãe a impede de frutificar por uma ou até mais de uma estação. Há, sem dúvida, o risco de matá-la ao tentar eliminar a erva daninha parasitária. Este é um risco real.

Portanto, quanto mais cedo se possa identificar a presença do predador parasita melhor e sua eliminação de torna requerida, necessária e iminente.

Entendeu a história? Consegue expandi-la? Consegue ver semelhança com alguma coisa, com alguma situação?

Sim? Que bom.

Não? Que pena.

7 Respostas to “UMA ERVA DANINHA, UMA ERVA DE PASSARINHO, PARASITAS”

  1. Rafael Correia às 21:15 #

    As árvores de Curitiba,que é mundialmente conhecida como a” Capital Ecológica no Brasil” está com toda sua arborização comprometida devido a ter perto de 80% de suas árvores com essa erva e no processo de poda e limpeza as equipes não vencem, pois é uma media de 4 arvores por dia/ equipe e 4 equipes para um aproximado de 260 mil arvores… Tirando uma média de 3 dias sem chuva por semana e uma media generosa de 80 árvores por semana tem se 320 por mes e 3840 árvores num ano, somadas essas medias em 10 anos faria-se manutencao em 15 % das árvores existentes sem haver nenhum retorno.Já imaginou??

    Curtir

Trackbacks/Pingbacks

  1. TEMER DECIDE PARTICIPAR DE VELÓRIO COLETIVO DE VÍTIMAS DE ACIDENTE AÉREO | Gustavo Horta -

    […] UMA ERVA DANINHA, UMA ERVA DE PASSARINHO, PARASITAS […]

    Curtir

  2. F de S. Paulo explica por que a sociedade brasileira está idiotizada – CONSEGUE ENTENDER, OU ESTÁ MUITO SUTIL? | Gustavo Horta -

    […] “OUVIU ISSO? Pois é, silêncio. Em seis meses de governo, seis ministros deixam o governo Temer em meio a conflitos de ética e escândalos de corrupção, um deles tratando como normal pressionar um órgão federal para atingir lucros pessoais; surge um cheque de R$ 1 milhão — assinado por uma empreiteira envolvida na Lava-Jato e direcionado nominalmente a Michel Temer —, a Câmara vota “medidas contra a corrupção” que, na realidade, só tornam a legislação mais permissiva. E nenhuma panela ressoou até então. …” UMA ERVA DANINHA, UMA ERVA DE PASSARINHO, PARASITAS > https://gustavohorta.wordpress.com/2016/12/01/uma-erva-daninha-uma-erva-de-passarinho-parasitas/ […]

    Curtir

  3. Esquerda Caviar: Os três poderes em ação | Gustavo Horta -

    […] UMA ERVA DANINHA, UMA ERVA DE PASSARINHO, PARASITAS > https://gustavohorta.wordpress.com/2016/12/01/uma-erva-daninha-uma-erva-de-passarinho-parasitas/ […]

    Curtir

  4. A renúncia de Temer, um presente de Natal para o Brasil | Gustavo Horta -

    […] “CORRUPTOS, MAS ÍNTEGROS”: UMA ERVA DANINHA, UMA ERVA DE PASSARINHO, PARASITAS > https://gustavohorta.wordpress.com/2016/12/01/uma-erva-daninha-uma-erva-de-passarinho-parasitas/ […]

    Curtir

  5. “CORRUPTOS, MAS ÍNTEGROS”: Planilhas Odebrecht apontam R$ 15 milhões para Aécio e 2,5 milhões para Kassab/ ESTÁ PROVADO – DILMA, A HONESTA, FOI AFASTADA PELO GOLPE DOS CORRUPTOS | Gustavo Horta -

    […] > https://gustavohorta.wordpress.com/2016/12/01/uma-erva-daninha-uma-erva-de-passarinho-parasitas/ […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: