Sabedoria, felicidade e as mágicas… De todas, só a mágica é ilusão

24 out

Sabedoria é saber viver, disse minha prima. Sabedoria, antes de tudo, conforme ela ensina, é uma arte. E, quer saber, é uma linha muito legal de se pensar.sabedoria-1Seria mesmo um estado de espírito? Aprender a ficar aprendendo. Seria isto a sabedoria? Manter-se sempre aprendiz! Pronto e disposto. Olha só! Que coisa, né não?

Suportado pela humildade, acaba-se mesmo por adquirir algum saber. Deste modo, meu entendimento anterior de que a sabedoria não poderia ser para muitos se esvai e desvanece.

A sabedoria ao alcance de todos. Muito legal.

Mantendo-me aprendiz, e aprendendo. Afinal, aprender é mudar. Pois, se aprender consiste em apreender algum conhecimento que antes não era detido ou contido, quem aprende nunca mais poderá voltar a ser o mesmo. E isto não é ótimo?

Como disse o Raul, “uma metamorfose ambulante”. Aprendendo e mudando.sabedoria-2Sabedoria é aprender, é mudar. Se quem pensa muda porque pensa, quem aprende, muda mais e pensa mais, porque aprende e, lógico, muda mais ainda. Sabedoria é poder mudar. Sabedoria é querer mudar. Nenhuma paixão pela coerência. Hoje um, amanhã podendo ser outro. Azar.

Afinal de contas a vida não é uma torcida de futebol, onde a fidelidade é a essência. Ainda assim, é possível deixar de torcer por um determinado time; eu, por exemplo, deixei de ser atleticano (Clube Atlético Mineiro)!

Saber não é paixão. Logo coerência, permanência, fidelidade não são requeridos. Ao contrário, ao se aprender, depois de analisar, criticar e então apreender, a mudança deveria acontecer, naturalmente. Daí ser esta “metamorfose ambulante”. Hoje um, amanhã outro, diferente a cada dia. Que legal esta estória.

A essência pode estar em mudar. Olha só. Mais uma novidade. Mais um aprendizado. Mais uma mudança. Muito legal.

Isto é sabedoria; será que é mesmo? Sabedoria nada tem a ver com a genialidade. Esta é para poucos mesmo. Em geral, a genialidade está associada às pessoas que são, na origem, brilhantes, ‘virtuosi’. Percebo que acaba por ser uma característica daqueles que têm a coragem e a determinação em assumir na vida a decisão de fazer aquilo que gostam. Nós, os outros, de uma forma diferente, tratamos de gostar daquilo que fazemos, não necessariamente uma opção original. Entendeu a diferença? Pior, é que ainda há outros que passam a vida fazendo algo que não gostam! Loucura e infelicidade. Ou ainda, apenas loucura, feliz ou não, vai-se saber.

Ué, será que a sabedoria tem uma ligação tão íntima assim com a felicidade? Ou seriam ambas enigmáticas e independentes.

Claro que não. É mesmo uma a sombra da outra. É claro; só pode ser assim. A felicidade é resultado do apreciar o tempo passar, aproveitar os ensinamentos oferecidos pela vida, como eu já disse em outra oportunidade (e gostei), gentilmente ou não. Deixar que estes ensinamentos possam passar a compor o nosso eu. Mudar com cada aprendizado. Aprender com cada ensinamento. Viver intensamente. Tornar-se sábio com a capacidade constante de aprender. Saber, aprender e mudar. É o resumo para ser feliz. Olha só.

Sempre com a janela aberta, com a brisa, quando existe, entrando quarto adentro. Brisa fresca, úmida. Hoje, por exemplo, a brisa vem acompanhada de um chuvisco que chega a molhar a mesa em que trabalho. Preciso tomar cuidado, pois o computador tem problemas com a água; não é impermeável. Mas o chuvisco lá fora está muito legal. São apenas dois ou três dias de chuvinha fina, e como é que as plantas já reagiram. Plantei algumas mudinhas de trepadeiras rentes ao muro. Estava molhando todo dia; pouca reação. Com esta ainda escassa chuvinha, a reação chega a ser exuberante, surpreendente para mim. Quanta diferença entre a água da torneira e a da chuva. Sabe o que é ainda mais engraçado. Na minha ignorância, minha mulher e eu plantamos uma mudinha que tinha aqui em um vaso que os proprietários anteriores deixaram, crentes de que era uma roseira. Com a chuvinha, minha filha já logo identificou que é uma muda de framboesa! Frutos gostosos em breve. Mas que este negócio alastra pra todo o canto, isto é verdade. Daqui a um tempo, só teremos framboesa por aqui (rsrs)! Mais um aprendizado. Apreciar o crescimento delas todas é muito legal! Muito legal. E o gramado… Que é felicidade não tenho dúvidas. Será também sabedoria? Acho que sim. Mas se não for, azar.

Curtindo sozinho o silêncio da roça. Rotina de sempre. Muito bom. Mesmo que eu sinta a falta de minha companheira de décadas. Às vezes fico perdido dentro de casa, com as coisas da casa, com as minhas coisas. Fico igual a uma foto que vi hoje na internet de alguns homens fazendo compras no supermercado – celulares em ação (rsrs). Ainda bem que em nosso contrato com a prestadora não são cobradas ligações entre nós do mesmo plano corporativo, senão iria ficar muito caro (hehe). Mas somente consigo escrever por estar sozinho e isto me traz uma alegria tão grande. Eu nem sabia que gostava tanto assim de escrever. Nem podia imaginar que outras pessoas gostariam de ler o eu escrevo. Bom, pelo menos elas dizem que gostam. E são quase todos meus amigos (rs). Mas eu acredito, me faz bem. Sinto-me mais feliz assim. Azar. Eu acredito. Ego todo inchado. Pleno de felicidade e de sabedoria. Neste caso, com a humildade deixada meio de lado. Incongruente, né?

Como bem disse minha mana, só não estou fazendo mágicas… até porque mágicas são apenas ilusões!

Não é que é mesmo?

Abraço e felicidade.

2 Respostas to “Sabedoria, felicidade e as mágicas… De todas, só a mágica é ilusão”

  1. lista de emails 2 02UTC novembro 02UTC 2012 às 13:47 #

    i loved your intention to help people by writing these posts, thanks for it. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Curtir

Deixe um comentário

